sábado, 7 de julho de 2012

Algumas leituras...





Hoje vou falar um pouco sobre alguns livros que me ajudaram a elaborar meu projeto experimental. Não poderia tê-lo feito sem ler “O jogo da minha vida: histórias e reflexões de um atleta”, do jogador Paulo André Benini. O livro é o mais recente de minha referência, já que foi lançado neste ano.

Atual campeão da Copa Libertadores pelo Corinthians, Paulo André destoa dos demais atletas. São públicas as habilidades dele com a pintura, jogos de xadrez, leituras de obras renomadas, mas nesta autobiografia ele surpreendeu. Devorei o livro em apenas três dias. E realmente é muito gostoso de ler, daqueles que você não para até chegar à última página. 

Além de dar importância aos números, alguns levantamentos, ele narra a sua trajetória no futebol desde a época das categorias de base, dificuldades no exterior, até chegar ao Corinthians. Mas é claro, não vou contar o livro aqui.

Outro livro que me ajudou bastante foi o de Giovanni Afonso Cassini, denominado ”Obtenção de resultados eficazes na formação de jogadores nas categorias de base dos clubes de futebol: do fraldinha ao profissional”. Apesar do título longo (você quase ficar sem ar), como pode perceber, ele é bem específico e também bem didático. Encontrei-o na biblioteca da faculdade.

No acervo da faculdade também achei  o “Futebol 100% profissional”, de José Carlos Brunoro e Antônio Afif. É muito didático também. Além de levantar algumas problemas no futebol, os autores apresentam algumas propostas para a melhoria do esporte, desde à administração, gerência de futebol até a formação dos atletas.

Tive dificuldades para encontrar um material que abordasse especificamente esse tema, pois não há muitos estudos. Por esse motivo, peguei muitos livros e em alguns utilizei apenas um capítulo. Fui filtrando tudo que eles tinham e que seria interessante para mim. É uma boa estratégia!

A internet ajuda bastante também, já que facilita a procura de artigos, documentos e até mesmo livros digitalizados. Mas isso é assunto para outro post.

Quem tiver indicação de algum livro, estou aceitando...


Nenhum comentário: