domingo, 8 de julho de 2012

Mais uma referência...




No post anterior não citei o livro de Fábio Lazzari. Mas não foi porque eu esqueci não. Achei que merecia um post único.

Morto em 2011, Fábio Lazzari foi o criador do que hoje conhecemos por Copa São Paulo de Futebol Junior, o maior e mais esperado torneio das categorias de base. 

Em "Copa São Paulo: A vitrine do futebol brasileiro", Lazzari conta a história da competição. Apesar de ser um livro simples, com capítulos curtos, o autor ainda narra algumas cenas "engraçadas" que aconteciam durante a competição.

Uma história bem interessante que merece ser destacada é a do Nacional, pequeno clube que fica localizado na Barra Funda, em frente ao centro de treinamento do São Paulo e Palmeiras. O Nacional foi o primeiro a aceitar participar da Copa São Paulo, que em sua primeira edição teve apenas quatro equipes: Corinthians, Palmeiras, Nacional e Juventus.

Conhecer a história da competição é importante, pois através dela é possível fazer comparativos com o modelo atual. Hoje, o calendário apertado e número excessivo de clubes faz com que a Copinha atraia menos torcedores e desperte mais interesse dos empresários.

Nenhum comentário: