sexta-feira, 20 de julho de 2012

Centros de excelência



Hoje o post é sobre dois centros de excelência na formação de atletas aqui em São Paulo: a Academia Traffic - Desportivo Brasil e o Red Bull Brasil. Trata-se de dois clubes empresas, porém, com interesses divergentes.

Enquanto a Traffic aposta na formação de atletas para posteriormente lucrar em negociações, o Red Bull adota uma ideologia que destaca a performance dos jogadores. 

A academia fica localizada na cidade de Porto Feliz, a 112 quilômetros da capital paulista, em uma área de 156 mil m². O local possui realmente uma estrutura exemplar com alojamento, restaurante, academia.

Na visita à Traffic, fui recebida pelo coordenador técnico Lucas Góes. Foi ele quem me mostrou todas as instalações e destacou a importância da formação de atletas para os "negócios" do futebol.

Com uma ideologia diferente, Carlos Andrade, diretor técnico das categorias de base do Red Bull, falou sobre a prioridade do clube em formar atletas no clube para integrar o elenco profissional, que hoje disputa a Série A2 do Paulista. A intenção é que quando o time estiver na elite do futebol paulista, ele seja formado por atletas do próprio clube. Um projeto ambicioso!

O retorno financeiro está em segundo plano. Eles consideram uma consequência do próprio futebol. O centro de treinamento está localizado em Jarinu, na Estância Santa Filomena, arrendada pelo próprio Red Bull até 2015.

Nenhum comentário: