sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Portuguesa: limitação no orçamento


Olá internautas, cá estou de volta para mais um post! Em minha última visita, entrevistei Luiz Roberto da Silva Lino, responsável por coordenar as categorias de base da Portuguesa.

Para entrar no clube, os garotos são submetidos a um período de testes - mais conhecidas como peneiras. A "Talentos da Lusa" é a responsável por fazer essa seleção.  

Diferentemente dos demais clubes, que optam por fazer peneiras semestralmente, na Portuguesa elas acontecem mensalmente. Para participar, o candidato deve realizar a inscrição e o pagamento de R$ 50. É, é isso mesmo. Tirem suas próprias conclusões!

Os alojamentos ficam localizados no estádio do Canindé e os times treinam no Parque Ecológico do Tietê, em Guarulhos. Os atletas recebem acompanhando psicológico, porém, os investimentos são poucos por esbarrarem nas dificuldades financeiras. Limitações estas que próprio clube admite e, com elas, disputar torneio no exterior ou outros estados se tornam praticamente impossíveis.

Recentemente, quatro jogadores revelados nas categorias de base deixaram a Portuguesa e entraram na justiça alegando não pagamento de salários e recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Na época, os atletas estavam treinando separado do elenco (o que não pode, pois é considerado discriminação do trabalho) e acusaram a diretoria de desprezá-los.

Um exemplo recente que expõe alguns problemas na formação de atletas na Lusa é a permanência de Guilherme. Prata da casa, o volante se destacou ao fazer participar da campanha que garantiu o acesso ao Brasileirão  no ano passado e, agora, se recusa em fazer seu sétimo jogo na competição (se fizer não pode mais se transferir para outro clube da Série A) para poder negociar.


Nenhum comentário: